• Não seja repreendido ou multado, o meio ambiente agradece.
  • Caminhões, ônibus, tratores, empilhadeiras, geradores. Todos necessitam de aferição.
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Não seja repreendido ou multado, o meio ambiente agradece. 1 Caminhões, ônibus, tratores, empilhadeiras, geradores. Todos necessitam de aferição.2 Caminhões, ônibus, tratores, empilhadeiras, geradores. Todos necessitam de aferição.4
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Procedimentos de Opacidade

PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO DA OPACIDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES DO CICLO DIESEL EM USO PELO MÉTODO DE ACELERAÇÃO LIVRE

1. O inspetor deverá verificar se o veículo apresenta funcionamento irregular do motor, vazamentos aparentes, violação do lacre da bomba injetora, vazamentos e alterações do sistema de escapamento e do sistema de admissão de ar e retirada ou alteração de componentes originais do veículo que influenciam diretamente na emissão de fumaça, bem como se o veículo apresenta emissão de fumaça azul. Caso o veículo apresente pelo menos uma das irregularidades descritas, o veículo será considerado rejeitado, não podendo iniciar os procedimentos de inspeção.

2. Antes de iniciar as medições, o operador deve certificar-se que o veículo está devidamente freado e a alavanca de mudança na posição neutra. Todos os dispositivos que alteram a aceleração do veículo, tais como ar condicionado, freio motor etc., devem ser desligados. O motor do veículo deve estar na temperatura normal de funcionamento e em condições estabilizadas de operação conforme especificado pelo fabricante.

3. O inspetor deverá identificar as características do sistema de alimentação para a correta seleção dos limites aplicáveis para o motor naturalmente aspirado, turbo alimentado ou turbo alimentado com LDA.

4. Após a inspeção visual, deve-se registrar o valor da velocidade angular de marcha lenta do veículo, que será acelerado em seguida, lentamente, até atingir a velocidade angular de máxima livre do motor, certificando-se de sua estabilização. Deve-se registrar também a velocidade angular de máxima livre, comparando-se os registros com os valores especificados dentro de uma tolerância de ± 100 rpm. Se os valores de velocidade angular registrados não atenderem aos valores especificados o veículo será reprovado. Se ocorrer alguma anormalidade durante a aceleração do motor, o inspetor deverá desacelerar imediatamente o veículo, que também será reprovado.

5. Executar os ensaios para medição de opacidade conforme Norma Brasileira NBR 13037 - Gás de Escapamento Emitido por Motor Diesel em Aceleração Livre - Determinação da Opacidade - Método de Ensaio.

6. Se o resultado do ensaio for igual ou menor que os limites estabelecidos, o veículo será aprovado, sendo então emitido o Certificado de Aprovação do Veículo. Caso contrário, o veículo será reprovado e será emitido o relatório de Inspeção do Veículo, observados os requisitos do art. 2º desta Resolução.

B E A

Conheça os módulos

Opacímetro de fluxo parcial (Diesel)

Analisador infravermelho de gases (Otto)

Software BEA

Software aplicativo de apoio, integração e gerenciamento, desenvolvido para as condições e necessidades do mercado nacional de inspeção veicular.

Gabinete

Construído com uma estrutura metálica, rodízios, suporte para cabos e portas, acomoda todos os equipamentos necessários de forma racional e organizada. Possibilita a interligação entre os equipamentos, formando um conjunto totalmente modular e integrado ao computador.

Controlador serial

Por meio de apenas uma porta serial no microcomputador, este módulo permite a comunicação com todos os demais equipamentos. As medidas de temperatura ambiente e pressão atmosférica só são possíveis com este equipamento.

Orçamento via e-mail

Para solicitação de orçamento de inspeção anual via e-mail, é necessário encaminhar a quantidade e os maquinários movidos a diesel para formulação de orçamento.

Equipamentos e Credenciamentos

Nossos equipamentos são os mesmos utilizados pelo DETRAN, ou seja, BOSCH. Certificado autorizado pelo INEA, IPEM e BOSCH.

Credenciado

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